Porque necessito de uma sonda e como funcionam

Com uma sonda, pode concentrar-se na pesca em áreas onde vê peixe ou estrutura onde os peixes normalmente se escondem, tais como rochas, declives, valas, árvores, troncos, etc. Sem uma sonda é muito mais difícil capturar peixes, pois não se sabe onde estão ou como localizar as áreas onde normalmente se escondem.

O QUE É UM TRANSDUTOR?

Os transdutores, que são normalmente instalados na popa da embarcação, no casco (dentro ou através do casco) ou num motor eléctrico, enviam sinais sonoros (impulsos) para a coluna de água e depois recebem o eco dessas transmissões.

CHIRP SONAR

Com o sonar CHIRP Lowrance, é possível ver mais claramente os peixes, a estrutura e o fundo, fornecendo as melhores vistas de cada alvo, mesmo quando os peixes estão perto do fundo ou em cardumes densos.

DOWNSCAN IMAGING E FISHREVEAL

DownScan Imaging™ pode identificar a posição dos peixes em relação a uma estrutura, fornecendo imagens de rochas, árvores, composição do fundo e outras estruturas subaquáticas imediatamente abaixo da embarcação. FishReveal™ tira as imagens de alta resolução da DownScan Imaging e combina-as com a separação do alvo e os arcos tradicionais de peixes do sonar CHIRP para facilitar a visualização de peixes.

SONAR ACTIVETARGET EM TEMPO REAL

Fornece imagens de alta resolução dos peixes enquanto nadam perto da estrutura e reagem ao isco. Com imagens em tempo real mostrando como os peixes se relacionam com a estrutura e como respondem à apresentação do isco, é possível fazer rapidamente as alterações necessárias para os levar a morder.

STRUCTURESCAN 3D

Obtenha uma visão realista e tridimensional dos peixes, estruturas e contornos do fundo, tornando mais fácil ver onde estão os peixes e estruturas em relação à sua embarcação.

SCANNING SONAR

Transmitindo a frequências de 455 kHz ou 800 kHz, o sonar de varrimento fornece vistas de alta resolução em ambos os lados (SideScan) e abaixo (DownScan Imaging) do recipiente. As frequências de 800 kHz proporcionam a resolução mais nítida possível em águas pouco profundas, enquanto as frequências de 455 kHz oferecem melhor qualidade de imagem e penetração de profundidade global.

HDI

Os transdutores HDI (Hybrid Dual Imaging) incluem duas tecnologias de sonar num único pacote, oferecendo aos pescadores a clareza e a separação do alvo do sonar CHIRP da Lowrance, juntamente com a imagem da estrutura de qualidade fotográfica do DownScan Imaging.

TRANSDUTORES DE ELEMENTO ÚNICO

Os transdutores de um só elemento podem transmitir duas frequências alternadamente. O Lowrance Skimmer®, por exemplo, pode transmitir nas frequências de 83 e 200 kHz ou nas gamas CHIRP de média e alta frequência.

TRANSDUTORES MULTI-ELEMENTOS

A Lowrance oferece uma variedade de transdutores multi-elementos em diferentes tamanhos, incluindo os transdutores HDI e Active Imaging, entre outros. O HDI inclui um elemento CHIRP e um elemento DownScan Imaging. A Active Imaging tem quatro elementos, um para cada tecnologia: CHIRP, DownScan Imaging, SideScan (esquerda) e SideScan (direita).

COMO É QUE FUNCIONA UMA SONDA?

A sonda é utilizada para detetar a profundidade da água e a presença ou profundidade de objetos na água, enviando, através do transdutor, um sinal (pulso) debaixo de água e recebendo depois o seu eco. O eco é criado quando o sinal original salta do fundo e objetos na coluna de água entre o transdutor e o fundo. A sonda mostrará o peixe com um arco, um arco incompleto ou uma linha reta, dependendo do movimento do peixe e da embarcação.

BROADBAND

Com tecnologia mais antiga, a sonda de banda larga envia sinais de frequência única (impulsos) a frequências de 200 kHz, 83 kHz ou 50 kHz. As frequências altas (200 kHz) dão a melhor resolução, enquanto as frequências baixas (50 kHz) podem atingir profundidades mais profundas.

CHIRP

Proporciona vistas de maior resolução ao varrer continuamente numa vasta gama de frequências, tipicamente 28 a 51 kHz (baixa), 85 a 155 kHz (média) ou 140 a 250 kHz (alta), criando uma imagem mais completa do fundo e dos objectos na coluna de água.

ANGULO BEAM

A sonda tradicional transmite sempre as suas ondas acústicas sob a forma de um cone cilíndrico. O ângulo do feixe e o tamanho do cone variam em função da frequência de saída do transdutor. O tamanho do cone determina a quantidade da massa de água que pode ser vista em qualquer momento. Quanto maior for o ângulo, maior será a área.
Por exemplo, a maioria dos transdutores tradicionais de 200 kHz têm um ângulo de cone inferior a 20 graus. Se pescar em águas com menos de 3 metros de profundidade, o diâmetro do cone no fundo será inferior a 0,91 metros, tornando mais improvável que um peixe entre na zona de detecção a essa profundidade. Portanto, como regra geral, quanto maior for o ângulo do feixe, menor será a resolução.

A IMPORTÂNCIA DAS FREQUÊNCIAS

FREQUÊNCIA PARA ÁGUAS RASAS OU ÁGUAS PRODFUNDAS

Para água rasa, necessitará de transdutores de média-alta frequência (cerca de 80 e 200 kHz). As altas frequências produzem imagens de alta resolução, mas não atingem grandes profundidades. Para a pesca em águas profundas, será necessário um transdutor de baixa frequência (cerca de 50 kHz).

TRANSDUTORES COM VÁRIAS FREQUÊNCIAS

Alguns transdutores permitem a utilização de várias frequências ou intervalos ao mesmo tempo.

INSTALAÇÃO E MONTAGEM DE TRANSDUTORES

Instalação e montagem
do transdutor

A Lowrance oferece soluções de montagem de transdutores para todos os tipos de barcos e para a maioria dos caiaques. Os locais de montagem variam de acordo com o tipo de barco.

Transdutores montados
na popa

Um dos métodos mais comuns de instalação de transdutores é a montagem à popa; geralmente segue-se um desenho Skimmer® que permite que a água flua suavemente sobre o transdutor quando o recipiente está plano.

Dica para montagem
na popa

Ao instalar um transdutor na popa, colocar primeiro uma placa de plástico no casco. Isto não só evitará que tenha de fazer furos directamente na popa, como também melhorará o fluxo de água sobre o transdutor.

Montagem em
motor eléctrico

Muitos transdutores Lowrance podem ser montados a um motor eléctrico com um suporte concebido especificamente para o transdutor. Outros podem ser montados utilizando um dos suportes de motor eléctrico padrão.

Montagem no
interior do casco

Se for montado no interior do casco, o transdutor deve ser fixado com resina epóxi ao chão do barco de fibra de vidro; o sinal será transmitido através do fundo do casco.

Montagem
através do casco

Quando montado através do casco, o transdutor é instalado num orifício perfurado no fundo do recipiente.

Bloco
de carenagem

Utilizado em instalações de casco passante, é cortado um bloco de carenagem para adaptar o transdutor à inclinação do casco para assegurar que a água flua suavemente através do transdutor.

Inclinação
correcta

Para cascos em forma de V, a inclinação é o ângulo do casco em relação ao plano horizontal abaixo da quilha da embarcação. Uma vez que a maioria dos cascos tem algum grau de inclinação, é necessário alinhar o transdutor para que o feixe seja orientado verticalmente para baixo, para que possa efectivamente seguir o mar/lago/fundo do rio e captar o sinal de retorno.

VEJA AQUI ALGUMAS DICAS

Lowrance CHIRP | Sonar Basics

Lowrance | Active Imaging Side Basics

Lowrance | StructureScan™ 3D Basics

DownScan Imaging™ Display Interpretation

fonte: www.lowrance.com

Como escolher a sua sonda Lowrance
Fechar
Escolha uma categoria
Fechar O Meu Carrinho
Fechar Lista de Desejos
Fechar Visto Recentemente
Fechar
Categorias